OS VOTOS CONTRA O PACTO GLOBAL PARA MIGRAÇÃO SEGURA, ORDENADA E REGULAR: A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICAS IMIGRATÓRIAS E GOVERNOS NACIONALISTAS DE DIREITA

Autores

  • Walter Barbieri Junior
  • Guilherme da Silva Machado

Palavras-chave:

Pacto Global para Migrações, Direita nacionalista, Políticas imigratórias restritivas

Resumo

A intensificação dos fluxos migratórios de pessoas a nível mundial e a necessidade de discutir o tema de forma cooperativa, levou a criação do Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular, que pode ser considerado um marco nas negociações multilaterais relacionadas a migração de pessoas. Dos 169 países que votaram a ratificação do pacto, cinco votaram contra, Estados Unidos, Hungria, Israel, Polônia e Tchéquia. Na época, todos os cinco Estados governados por líderes ligados à partidos nacionalistas de direita com características populistas. O presente artigo busca entender a relação entre políticas imigratórias restritivas e o espectro político dos governos dos países supracitados a partir do seu posicionamento perante o Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular. Para atingir tal objetivo serão analisados dados disponibilizados publicamente pela Organização das Nações Unidas, falas e discursos de chefes de governos e seus representantes, notícias e trabalhos acadêmicos relacionados ao tema.

Biografia do Autor

Walter Barbieri Junior

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduação em História pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade do Vale do Itajaí, do Brasil, em conjunto com Università degli Studi di Perugia da Itália (em andamento). Atualmente é Coordenador do Curso de Pós-graduação Especialização Relações Internacionais Contemporâneas da UNIVALI. Atua como docente nos cursos de Mestrado Profissional Internacional Conjunto em Direito das Migrações Transnacionais, também nos Cursos de Graduação Relações Internacionais e Direito na UNIVALI.

Downloads

Publicado

22-12-2021