Sobre a Revista

APRESENTAÇÃO

A proposta para criação da uma revista exclusiva para o curso de Direito do Centro Universitário - Católica de Santa Catarina em Joinville, visa servir à comunidade acadêmico científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições produzidas e que merecem ser publicadas.

Como é de conhecimento da Academia, tanto a Ciência Jurídica como a Ciência Política exercem um papel fundamental no estudo das relações humanas. Para que esse papel contribua para a Sociedade, contudo, é necessário um efetivo canal de informação e conhecimento, cientificamente concebido. Ser esse instrumento é o principal objetivo da Revista Direito, Economia e Globalização (ISSN 2763-9517).

Assim surge a Revista Direito, Economia e Globalização (ISSN 2763-9517) da Católica de Santa Catarina, buscando um papel de destaque no âmbito jurídico acadêmico, proporcionando a propagação do conhecimento e exposição da pesquisa científica efetuada.

Dentre os autores da revista, buscar-se-á a heterogenia, inclusive, permitindo a publicação de artigos de colaboradores estrangeiros, prezando sempre por um processo rigoroso e sério de avaliação e propagação do conhecimento.

É fato consumado que o Direito não se demonstra como algo pronto e acabado. Na verdade, mais do que nunca se vislumbra do Direito a necessidade de adaptação e transformação, afinal o desenvolvimento da sociedade e da tecnologia, colocam constantemente em xeque formas e meios de consumo, de trabalho, de comercialização, de produção, de fabricação, de exploração, entre outros, até então concebidos.

Até mesmo a ordem econômica vigente ou o Estado como idealizado já demonstram indícios de necessárias adaptações.

Em nossos dias, vemos uma economia extremamente globalizada e Estados Nações até mesmo com menor representatividade econômica que empresas, que agora são intituladas como transnacionais.

Sendo assim, fomentar a pesquisa, tanto quanto contribuir para sua divulgação, bem como do Curso de Direito da Católica de Santa Catarina em Joinville, são os objetivos da presente revista.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Os trabalhos serão submetidos à análise crítica de, ao menos, dois avaliadores, pelo sistema double blind review, avaliação por pares cegos, no qual não são identificados os autores e avaliadores, a fim de julgar o seu mérito.  Poderão ser indicados conselheiros ad hoc para avaliarem os artigos.

 

PERIODICIDADE

Todo o conteúdo da Revista Direito, Economia e Globalização (ISSN 2763-9517), de periodicidade semestral, com publicações previstas para os meses de julho e dezembro de cada ano, será de acesso livre, gratuito e público, de forma a possibilitar o livre acesso às pesquisas, fomentando o intercâmbio cada vez maior de informações. O livre acesso possibilita um maior crescimento na leitura e citação de trabalhos dos autores.

 

DAS REGRAS PARA SUBMISSÃO

A critério do Conselho Editorial, as submissões serão destinadas a publicações que terão o status de artigos de interesse transdisciplinar; resenhas; anais dos Congressos e eventos jurídicos promovidos pelo Curso de Direito da Católica SC; documentos; e resumos de monografias ou de dissertações e teses. 

Os textos ou documentos enviados para a publicação na Revista apenas serão aceitos se considerados adequados à política editorial e às regras de submissão. 

Os artigos científicos encaminhados para a publicação na Revista deverão ser, preferencialmente, inéditos no Brasil. Caso publicados no exterior, deverá o autor do trabalho indicar em que veículo foi publicado. 

Os textos deverão ser enviados preferencialmente em português para o seguinte endereço eletrônico: revistadedireito@catolicasc.org.br até o dia 30/04 ou 30/10, de cada ano, para divulgação na Revista do semestre subsequente, ou tão logo haja espaço editorial, bem como observar as normas a seguir:

I - Todos os artigos encaminhados serão submetidos à rigorosa seleção pelo Corpo de Avaliadores (Conselhos Editorial e Avaliativo). Referidos conselhos têm poder de veto, tanto no que diz respeito ao valor jurídico do trabalho, quanto à adequação do número e volume de textos ao projeto técnico da Revista.

II - As decisões concernentes ao disposto no item anterior deste edital serão irrecorríveis.

III - Os trabalhos deverão apresentar a seguinte estrutura:

a) Título;

b) Nome do autor;

c) Qualificação do autor (em nota de rodapé);

d) Resumo em Português, entre 150 e 250 palavras;

e) Palavras chaves (até 5);

f) Abstract;

g) Keywords;

h) Introdução;

i) Corpo do Texto;

j) Conclusão; e

k) Referências bibliográficas.

IV - Servem à publicação somente textos inéditos e exclusivos em formato Word (folhas em formato A4);

V - Corpo do artigo: fonte arial, tamanho 12; entrelinhas 1.5 cm; margens justificadas (alinhadas à esquerda e à direita); mínimo 12 páginas e máximo de 30, incluindo-se referências bibliográficas, tabelas e ilustrações; os subtítulos ou outras divisões do texto virão em negrito, corpo tamanho 12 e tudo minúsculas (apenas a primeira letra maiúscula); margens: 3 cm (superior e esquerda); 2 cm (inferior e direita).

VI - Poderão conter gráficos, tabelas, etc., em alta resolução (300dpi);

VII - Título: fonte arial; corpo tamanho 12; entrelinhas 1.0 cm (simples); em negrito; caixa alta;

VIII - Nome do(s) autor(es): tudo em arial; corpo tamanho 10. Em nota de rodapé, indicada junto ao nome de cada um dos autores, a qualificação, em fonte arial, corpo tamanho 10, entrelinha 1.0 cm (simples); incluir o(s) respectivo(s) endereço(s) eletrônico(s);

IX - Resumo: arial, corpo tamanho 12, entrelinhas 1.0 cm (simples), mínimo de 150 e máximo de 250 palavras, num só parágrafo;

X - Palavras chave: arial, corpo tamanho 10, com no máximo 5 palavras chave, separadas por ponto e vírgula;

XI - O(s) título(s), resumo e as palavras chave deverão, também, ser traduzidos para o inglês, observados os requisitos do resumo e palavras chave;

XII - As citações diretas acima de 3 linhas devem ser digitadas em novo parágrafo, corpo tamanho 10, espaço simples (1.0 cm), recuo esquerdo de 4cm, não usar aspas. As citações diretas de até 3 linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinala entre aspas, após dois pontos;

XIII - Notas: todas as notas do texto deverão ser inseridas em arial, corpo tamanho 10, entrelinhas simples (1.0 cm); colocadas no pé de página, em modo de impressão, para ficarem visíveis na página. O sistema autor-data (Citação CHICAGO) também poderá ser aceito;

XIV - Os textos serão de responsabilidade de seus respectivos autores;

XV - Os artigos não serão devolvidos. O envio de artigo(s), por parte do autor, implica sua prévia autorização para a publicação e a cessão gratuita dos direitos autorais à Revista Direito, Economia e Globalização do Curso de Direito do Católica SC;

XVI - Publicação em mídia eletrônica: os artigos selecionados serão publicados tão somente através de mídia eletrônica no site destinado a revista científica;

XVII - A publicação de artigos não é remunerada, sendo permitida a sua reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte;

XVIII - Os artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da CATÓLICA SC.

1º. A referência ao autor deverá conter os dados relativos à sua maior titulação, além do cargo que ocupa, e – sendo autor de vários livros – indicar apenas a suas produções bibliográficas principais;

2º. As citações e as referências bibliográficas deverão ser feitas em sistema de nota de rodapé de acordo com as normas atualizadas da ABNT.

3º. Citações de textos de outros autores que ultrapassem três linhas devem ser feitas em parágrafo apartado, com recuo de 3 cm e sem aspas. As demais citações devem vir no corpo do texto, entre aspas.

4º. Os trabalhos que não seguirem as normas deste Edital serão devolvidos aos seus autores para reformatação, correção textual e esclarecimentos de conceitos, a fim de garantir a qualidade e a respeitabilidade desta publicação acadêmica.

§ 5º. Os trabalhos recebidos e selecionados poderão vir a ser publicados em números posteriores da Revista, a critério da Comissão Editorial.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

Não haverá nenhuma retribuição pecuniária pelos artigos enviados ou publicados. 

O Conselho Editorial ou o Editor responsável poderão, ao seu critério, prorrogar ou reduzir os prazos para a entrega dos artigos da Revista. 

A publicação de um artigo está condicionada a sua adequação às normas editoriais e seu recebimento não obriga a sua publicação.

A submissão online das contribuições deverá estar em conformidade com as regras de publicação da Revista. 

Em caso de aprovação do Conselho Editorial, condicionada à realização de ajustes recomendados, o artigo será enviado ao autor para que possa tomar as providências necessárias no prazo indicado, sob pena de não ser aceito para a imediata edição. 

Se necessário, o Conselho Editorial realizará pequenos ajustes para adequação do trabalho aos padrões da presente publicação.

Após a publicação da revista, os autores receberão um certificado de aprovação e colaboração digital.  

Qualquer dúvida referente à elaboração da Revista será dirimida pelo Conselho Editorial e, na impossibilidade material de sua reunião, pelo Editor responsável.