O REGIME DE TELETRABALHO PÓS-PANDEMIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES

Autores

  • Ricardo Calcini
  • Paulo Henrique de Aguiar Bertoldo

Resumo

Os constantes progressos científico e tecnológico, aliado à expansão dos meios de produção capitalistas, vêm impulsionando mudanças substanciais nas formas de trabalho do mundo contemporâneo.
O ideário político-filosófico formado a partir do séc. XX, de forte viés liberal e flexibilizante, vem estimulando a desregulamentação do mercado de trabalho como solução natural e possível para a recuperação da economia e salvaguarda de milhões de postos de emprego.
Este cenário social efervescente e multifacetado, favorecido, em especial, pelos relevantes avanços tecnológicos no setor de telecomunicações, fez eliminar as barreiras de tempo e de espaço provocadas pelo deslocamento físico e a concentração do processo produtivo no seio da fábrica.
Gradativamente, surgiram novas formas de contratação e de flexibilização do trabalho, em que ganha relevo de destaque o teletrabalho, ou o trabalho realizado à distância. Esse possui como característica preponderante a prestação de serviços fora do estabelecimento empresarial, mediante controle e fiscalização remotos.

Downloads

Publicado

22-12-2021