O DIREITO DO TRABALHO COMO MECANISMO DE COMBATE À DESIGUALDADE DE GÊNERO PRODUZIDA PELO ANALFABETISMO FUNCIONAL NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Marco Antônio César Villatore
  • Miriam Olivia Knopik Ferraz
  • Carla Fernanda Prim Marzani

Palavras-chave:

Analfabetismo funcional, Educação, Empregabilidade, Gênero

Resumo

Pesquisas em âmbito nacional apontam que as mulheres consideradas analfabetas funcionais, possuem maior dificuldade de empregabilidade. Diante desse cenário o objetivo geral do artigo é verificar a permanência deste problema na atualidade, entre os anos de 2007 e 2018. Por meio da metodologia lógico-dedutiva, lastreada na pesquisa bibliográfica a pesquisa avançou para a realização dos objetivos específicos: partindo de uma análise histórica do direito ao trabalho e à educação da mulher, e com a realização de uma análise quantitativa dos dados processados pelo Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) e, ao fim, objetiva-se averiguar de quais formas o Direito do Trabalho pode contribuir para melhoria da desigualdade de gênero no mercado de trabalho, seja com normas ou incentivos às empresas, visando a redução do analfabetismo funcional e maior empregabilidade das mulheres.

Biografia do Autor

Marco Antônio César Villatore

Professor Universitário do Programa da Graduação e da Pós-Graduação da UFSC. Coordenador da Especialização em Direitos e Processos do Trabalho e Previdenciário da ABDConst, Pós-Doutor em Direito Econômico da Universidade de Roma II – “Tor Vergata”, Doutor em Direito do Trabalho, Previdenciário e Sindical da Universidade de Roma I – “Sapienza’, Mestre em Direito pela PUCSP. Membro Titular da Cadeira nº. 73 da Academia brasileira de Direito do Trabalho. Advogado. E-mail: marcovillatore@gmail.com.Bacharel em Direito pela PUC-PR. Advogada militante em Direito do Trabalho.

Downloads

Publicado

22-12-2021